Páginas

Risoto de mexilhões ou vôngoles



Testei essa receita do livro "Risotto" da Maxine Clark com mexilhões. Rápido e delicioso!

1,300kg de vôngoles ou mexilhões com casca
6 xíc. de caldo de peixe ou de legumes (quente)
100g de manteiga (usei só 50g)
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho, picados
2 xíc. de arroz para risoto (arbório ou vialone nano)
sal e pimenta do reino (moída na hora)
3 colh. (sopa) de salsa picada

Lave os mexilhões (ou vôngoles) e deixe de molho em água fria por uma hora. Drene e transfira para uma panela em fogo médio. Cubra e cozinhe por 2 a 5 minutos, ou até que as conchas abram completamente. Drene e reserve o líquido do cozimento. Quando estiver frio o suficiente para manusear, remova das conchas (deixando algumas para decorar).
Coloque o caldo em uma panela e aqueça. Aqueça metade da manteiga em uma panela, adicione a cebola e o alho. Cozinhe até ficar macia, dourada e translúcida. Adicione o arroz e mexa até ter sido envolvido pela manteiga. Acrescente o líquido reservado do cozimento das conchas.
Quando tiver sido absorvido, comece a acrescentar o caldo, uma concha por vez, mexendo com uma colher até o líquido ser absorvido pelo arroz.
Cozinhe até o arroz estar macio e cremoso, mas os grãos estejam firmes. (isto levará 15 a 20 minutos dependendo do tipo de arroz utilizado).
Experimente e corrija o tempero com sal e pimenta, acrescente o restante da manteiga e cuidadosamente junte os mexilhões ou vôngoles e duas colheres (sopa) de salsa. Cubra e deixe descansar por alguns minutos.
Sirva em seguida enfeitado com o restante da salsa e os mexilhões reservados com a concha.

Nota:
Usei 500g de mexilhão sem casca. Acrescentei 1/2 xícara de vinho branco seco antes do caldo de legumes.

2 comentários:

  1. Bom dia Monica Hering,

    Sou amante da boa comida acompanhada de uma excelente bebida e ao lado da companhia certa.

    No meu ponto de vista as receitas descritas em blogs e site devem ser cuidadosamente postadas pelo seu responsável, para que os amantes da cozinha leia, copie e acredite na credibilidade da receita.

    É muito desconfortante quando nós ''blogueiros'' achamos a mesma receita em outro síte, isso mostra que a receita não foi criada e sim copiada.

    Um grande abraço e continue postando novidades.

    Neto Arantes

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Concordo inteiramente com você. Desde que de comecei a compartilhar aqui no blog aquilo que faço em casa, comecei a ter um cuidado redobrado ao anotar possíveis alterações que fiz na receita original e sempre citar a "fonte inspiradora"!
    Um grande abraço,
    Monica

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.