Páginas

Sopa de lentilhas Toscana

Frio outra vez...Quando pensamos em guardar os casacos e cobertores, aparece mais uma onda de frio! Eu não gosto muito... Melhor seria dizer que meu organismo não "reage" muito bem com o frio!!! Pés e mãos ficam gelados, a rinite se manifesta, e aquela preguicinha e falta de vontade de fazer qualquer coisa são fatais!!! No final do dia para aquecer a "alma" nada como uma sopinha...!!! Esta foi adaptada do livro "Soup Bible" e acabou se tornando uma daquelas em que se coloca o que tem na geladeira! Mas a idéia básica seria esta:

150g de lentilhas
1 cebola picada
1 talo de salsão picado
1 cenoura picada
4 a 5 xic. de caldo de galinha ou de legumes
2 dentes de alho bem picados (ou espremidos)
2 filés de anchova picados (ou mais, à gosto)
6 folhas de sálvia fresca
azeite de oliva
pimenta do reino moída na hora

Coloque as lentilhas em uma panela com a cebola,alho, cenoura e o caldo. Deixe cozinhar por 1 hora ou até estar tudo macio. Próximo ao final do cozimento, retire a tampa para que o líquido reduza um pouco.
Adicione as anchovas, salsa, sálvia, pimenta e regue com azeite. Misture, retire do fogo e deixe descansar por pelo menos 1 hora. Reaqueça na hora de servir.

2 comentários:

  1. Esse foi o jantar ontem lá em casa. Eu e o meu marido simplesmente AMAMOS lentilha. Não coloquei nenhum legume só linguiça e costelinha de porco defumada. Cozinhei a lentilha com a costelinha de porco, refoguei a parte a linguiça com alho, cebola , pimenta, louro, tomilho e tomate. Ficou divino.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Monica Hering22/9/09 6:05 PM

    Hum...! Já estou anotando aqui no meu caderninho!!! Vou experimentar!
    Obrigadinha pela sugestão
    Beijos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.