Páginas

Cake aux olives noires (Pão de azeitonas pretas)

Outra receita bem rápida e para ser degustada ainda quentinha! Adaptei de uma revista "Cuisine et Vins de France".

200g de farinha de trigo
2 colh. (chá) de fermento em pó
3 tomates pequenos
200g de queijo feta, picado em cubinhos
100ml de creme de leite
100g de azeitonas pretas, sem caroço e grosseiramente picadas
tomilho fresco picado
3 ovos
100ml de azeite de oliva
sal e pimenta
manteiga para untar a forma

Aqueça o forno (180°C).
Misture a farinha e o fermento em uma tigela. Junte os ovos inteiros. Bata levemente para incorporar o azeite e o creme, colocados pouco a pouco.
Lave os tomates e corte em cubos. Junte o queijo feta, as azeitonas, o tomilho e o tomate à massa. Misture bem. Tempere com sal e pimenta (usei moída na hora).
Unte uma forma de bolo inglês grande e coloque a massa. Leve ao forno por 10 minutos, baixe a temperatura para 150°C e deixe assar por mais 35 minutos.
Faça o teste do palito, ele deve sair levemente úmido.
Deixe esfriar sobre um rack. Desenforme e fatie.
Sugestão: Sirva acompanhado de uma salada.

Notas: Já testei substituindo o queijo feta e o creme de leite por 200g de queijo cottage. Ficou ótimo! OUtra adição testada foram alguns filezinhos de anchova drenados (mas diminua a quantidade de sal!)

2 comentários:

  1. Olá Mônica, boa noite!
    Estava pesquisando sobre patchwork na internet e me deparei com o seu blog. Amei o seu trabalho e vi que você dá cursos. Você poderia enviar as informações sobre os cursos para o meu e-mail por gentileza?
    E-mail: fabiana.pinfildi@terra.com.br
    Obrigada.
    Fabiana Pinfildi

    ResponderExcluir
  2. Olá Mônica,

    Todos os dias quando chego do trabalho dou uma pesquizada sobre patchwork, e encontrei o seu, depois de ler mais atentamente uma revista que tenho há muito tempo, inclusive já fiz uma bolsa sua para minha filha, de uma outra revista. A que me interessou é a nº 1 da "Mãos que Criam" e tem uma foto de algumas bolsas suas e eu gostaria de saber como conseguiria o projeto da mochila mil quadradinhos. O seu blog é muito bacana, um dia vou ter o meu também (risos). Meu e-mail é denisepx@oi.com.br
    Desde já, obrigada.
    Denise Alves

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.