Pain d'Épice - Pão de mel e especiarias

Estava ansiosa para experimentar esta receita do livro "Chocolate & Zucchini", e como no último feriado só fez frio aqui em SP, nada como ter que ligar o forno... Acabei não acrescentando nem o gengibre cristalizado, nem a casca de laranja cristalizada (acabaram depois que fiz o Panforte!!!), mas acho que a filhota até preferiu assim!
Ele conserva-se muito bem por alguns dias, mas guardei dentro de um pote hermético.

1 ½ xic. de leite
2/3 xic. de mel
1/3 xic. de melado
1 xic. de farinha de trigo
1 xic. de farinha de trigo integral
2 colh. (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
2 colh. (chá) de four-spice mix
(Ou: ½ colher (chá) de canela em pó, cravo, noz moscada e gengibre em pó)
¼ xic. de gengibre cristalizado (opcional)
¼ xic. de casca de laranja cristalizada (opcional)

Faça com antecedência para que o sabor fique apurado. Corte em fatias finas ao servir.
Pré aqueça o forno. Unte uma forma (9x5”) e enfarinhe.
Misture o leite, mel e melado em uma panela pequena. Leve ao fogo médio e aqueça sem deixar ferver, mexendo com uma colher ou espátula até dissolver. Reserve enquanto esfria.
Em uma tigela grande junte as farinhas, fermento, bicarbonato, sal e condimentos. Em outra tigela misture o gengibre e/ou casca de laranja cristalizada (caso for utilizar) com 2 colh. (chá) da mistura de farinha e reserve.
Faça uma depressão no centro da mistura de farinha. Coloque a mistura de leite e mexa cuidadosamente, começando do centro em direção às laterais da tigela, até toda a farinha ter sido incorporada (a massa fica fina, rala). Junte o gengibre e/ou casca de laranja (se utilizar).
Coloque a massa na forma preparada e asse por 40 a 50 minutos, até estar com a superfície bem dourada. Faça o teste do palito.
Transfira para um rack e deixe esfriar por 20 minutos. Passe uma faca nas laterais da forma para desenformar. Deixe esfriar completamente, embrulhe em papel alumínio e deixe em temperatura ambiente até o dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.