Páginas

Risoto de Cogumelos Silvestres


Encontrei no supermercado Extra diversas bandeijinhas de cogumelos frescos da marca Fiori di Zuca (http://www.fioridizucca.com.br/) e resolvi experimentar esta receita.
1/2 xícara de funghi secci
5 xícaras de caldo de vegetais ou galinha
cerca de 500g de cogumelos frescos mistos, cortados em pedaços grandes
4 colheres (sopa) de azeite
3 a 4 dentes de alho bem picados
55g de manteiga
1 cebola bem picada
1 1/2 xícara de arroz arbório
1/4 xícara de vinho branco seco (usei 1/2)
1 xícara de queijo parmesão ralado
4 colheres (sopa) de salsa picada
sal e pimenta

Coloque os cogumelos secos em uma panelinha e cubra com água fervente. Deixe de molho por 30 minutos. Drene a água e seque os cogumelos. Passe a água do molho em uma peneira forrada com papel absorvente e reserve.
Leve o caldo (de vegetais ou de galinha) ao ponto de fervura e mantenha aquecido ou em fogo baixo enquanto o risotto é preparado.
Prepare os cogumelos frescos escovando delicadamente e cortando em pedaços. Aqueça 3 colheres (sopa) de azeite em uma panela larga, adicione os cogumelos e refogue mexendo por 1 a 2 minutos. Adicione o alho e os cogumelos secos e cozinhe, mexendo frequentemente, por 2 minutos. Transfira para um prato.
Aqueça o óleo restante e metade da manteiga. Acrescente a cebola. Cozinhe mexendo, até que os grãos fiquem translúcidos.
Adicione o vinho branco e cozinhe, mexendo sempre, até que o vinho evapore.
Graduamente adicione o caldo de legumes (ou de galinha), uma concha de sopa de cada vez. Mexa constantemente e adicione mais líquido assim que os grãos absorverem cada adição. Cozinhe por 20 minutos ou até que o líquido todo tenha sido utilizado e o arroz estiver cremoso.
Adicione parte do líquido do molho do cogumelo seco e os cogumelos. Corrija o tempero (se necessário). Retire a panela do fogo e acrescente o restante da manteiga, o parmesão e a salsa picada. Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.