Torta de Amêndoa


Testei no final de semana...É muito boa!!!

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
3/4 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de raspas de casca de limão
1 pitada de sal
150g de manteiga sem sal cortada em pedacinhos
1 ovo médio, batido
1 colher (sopa) de água gelada

Cobertura:

175g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3/4 xícara de açúcar de confeiteiro
3 ovos grandes
1 1/2 xícara de amêndoas finamente moídas
2 colheres (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja
1/2 colher (chá) de essência de amêndoa
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Para fazer a massa, coloque a farinha, açúcar, raspas de limão e sal em uma tigela. Misture os pedacinhos de manteiga até formar uma farofa. Misture o ovo e a água, e acrescente lentamente à farofa com a farinha até formar uma massa. Modele uma bola e leve à geladeira por 1 hora.
Abra a massa em superfície enfarinhada com 3 mm de espessura e forre uma forma com fundo removível com 25 a 30 cm. Retome à geladeira por 15 minutos. Fure a massa com um garfo e cubra com papel alumínio e feijões secos. Leve para assar em forno pré-aquecido (220º C) por 12 minutos. Retire os grãos e o papel alumínio e retome ao forno por mais alguns minutos, até a massa estar assada.
Reduza a temperatura do forno.
Enquanto isso prepare a cobertura. Bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso. Acrescente os ovos, um de cada vez. Adicione as amêndoas, farinha, raspas de laranja e a essência de amêndoa e bata até incorporar todos os ingredientes.
Despeje a cobertura sobre a massa da torta já assada e alise a superfície. Asse por 35 a 45 minutos ou até a parte superior estar dourada e firme (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente sobre uma grade. Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre a superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.