Páginas

Pastiera di Grano Napolitana

Receita da Marlene. Que delícia!!!

Pasta Frolla
240g de farinha de trigo + 60g de maisena
150g de açúcar
3 gemas
150g de manteiga em pequenos cubos
casca de 1 limão ralada

Peneire a farinha e o sal. Faça um vão no centro e coloque o açúcar, gemas, manteiga (já um pouco amolecida) e a casca de limão ralada. Misture com as pontas dos dedos esses ingredientes que estão dentro do vão, até ficarem bem amassados. Comece em seguida a juntar a farinha. Assim que ela estiver toda incorporada à massa (não precisa ser muito trabalhada), forme uma bola e coloque na geladeira por 1/2 hora, embrulhada. Retire e forre o fundo e as laterais de 1 forma de aproximadamente 30cm. Reserve um pouco de massa para tiras de cobertura.

Recheio
250g de trigo em grão, deixado de molho em água, na geladeira, por 2 dias
500ml de leite
casca de 1 limão ralada - reserve 1 pedaço sem ralar
casca ralada de 1/2 laranja
200g de açúcar
1 pitada de sal
2 pitadas de canela em pó
550g de ricota peneirada
150g de frutas cristalizadas em cubinhos
4 ovos inteiros + 2 gemas + 2 claras (em neve)

Retire o trigo do molho, escorra e pese-o utilizando apenas 200g. Leve ao fogo e deixe cozinhar. Tudo isso pode ser feito com antecedência. Leve o leite ao fogo com 1 pedaço de casca de limão, trigo, canela, sal e 1 colher (sopa) de açúcar. Cozinhe em fogo baixíssimo, mexendo frequentemente até o leite ser absorvido e o trigo ficar macio. Deixe esfriar. Misture a ricota, frutas cristalizadas, o açúcar restante, outra pitada de canela, casca de limão e laranja, os 4 ovos inteiros e 2 gemas. Mexa bem e por fim incorpore as claras em neve. Coloque na forma preparada com a massa, cubra com uma treliça feita com a massa reservada e leve ao forno (180ºC) por 1hora e 30 minutos. Depois de frio pulverizar com o açúcar de confeiteiro.

7 comentários:

  1. Muito boa a típica receita italiana, igual à da minha avó Renata...Deixou um gostinho de saudades! Vou fazer assim que puder e escrevoi contando como ficou!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, eu adoro doces - meu ponto fraco - e pastiera di grano traz recordações da minha adolescência quando namorei um italiano de Milano.

    Gostaria de recomendar a você que desse uma olhada no blog

    http://lavidaenbuenosairesyafines.blogspot.com

    criado pela Sylvia La Capria, uma brasileira radicada na Argentina.


    Abraços

    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Olá também faço patchwork e estou a divulgar meu trabalho nas colegas da mesma areaTêm algum grupo(ascoisasdane.blogspot.com).Boa sorte e visitem-me Manuela

    ResponderExcluir
  5. Na sua receita de pastiera de grano tem 60 g de maizena que você não diz onde colocar. Não consta sal nos ingredientes e vc manda misturar. No modo de faze vc manda peneirar a farinha e misturar e depois acrescer a farinha ?!!!! mas não diz qual a quantidade que deve ser separada.
    Não entendi sua receita.

    ResponderExcluir
  6. Olà Monica sou italiano de Milao vivendo em Sao Paulo ha un ano e meio. Como eu posso achar este grano aqui em Sao Paulo?? Meu blog: www.brasiledascoprire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Italeiro!
    Gosto de comprar este tipo de produto (trigo em grão no caso) em entrepostos naturais, ou no Mercado Municipal.
    Alguns supermercados também dispõem de uma seção de produtos naturais bem completa; tente no Pão de Açúcar por exemplo.
    Um abraço
    Monica

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.