Páginas

Muffins Florentine (espinafre e pesto)

Receita da Marlene (muito, muito boa!!!)

3 xic. de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 1/4 colher (chá) de sal
3 ovos grandes, batidos
2/3 xic. de azeite de oliva
1 xic. de leite
1 maço de espinafre sem talos e picado (ou aproximadamente 300g de espinafre congelado)
1/2 xic. de pesto (já pronto) ou ver receita abaixo
1 xic. de queijo mussarella corada em tiras finas
preaqueça o forno (190ºC). Unte formas para muffins e reserve.
Em uma tigela, peneire juntos a farinha, fermento e o sal. Em outra tigela bata juntos os ovos, azeite e o leite. Acrescente o espinafre e misture. Faça um buraco no meio dos ingredientes secos e adicione a mistura de espinafre, mexendo até incorporar todos os ingredientes. A massa fica com grumos.
Com o auxílio de uma espátuta misture levemente o pesto e o queijo mussarella. Não misture demais!
Coloque a massa nas formas preparadas e leve ao forno até que estejam dourados e secos, aproximadamente 20-25 minutos. Faça o teste do palito. Deixe esfriar por 5 minutos antes de desenformar. Sirva quentes ou à temperatura ambiente.
Pesto:
No processador faça um purê com 1 ou 2 dentes de alho, adicione 1/4 de xic. de pinholes ou nozes, 1 xic. de folhas de manjericão e 1/2 xic. de folhas de salsa e processe até estar bem picado.
Com o processador ligado em velocidade baixa acrescente aos poucos 1/2 xic. de um bom azeite de oliva até obter uma pasta. Adicione 1/2 xic. de queijo parmesão ralado e pulse até incorporar ao restante. Tempere com sal a gosto.
Rende 1 xícara. Guarde na geladeira.

Um comentário:

  1. Olá! Eu fiz esta receita e realmente ficou uma delícia! Eu fiz estes bolinhos antes mesmo de ter um blog e agora tenho...se quiser dá uma passada por lá e veja a receita de bolinhos de laranja com canela...acho que tem td haver c/ seu blog, que aliás está de parabéns! Abraços Mel

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.