Páginas

Tigelinhas com ovos (Cocottes)


O inverno está só começando e já estamos em meio a um frio terrível... Eu não me dou muito bem com frio... Não consigo me aquecer, não gosto de usar tanta roupa, não consigo pular cedinho da cama, trabalhos com as mãos ficam bem "prejudicados" (!) pois elas ficam geladas...Enfim: tudo (a meu ver) fica mais dificíl!
Na tentativa de tornar as noites menos frias, tenho feito sopas e mais sopas! Até que começaram a reclamar aqui em casa. Afinal, sopa todo dia realmente, não dá!
Encontrei essa receita de ovos em tigelinhas (cocotte) e com suas inúmeras possibilidades de variações, tem sido uma ótima alternativa. Além de ser bem rápida, é só dar uma busca na geladeira (ou nas latinhas e vidrinhos da dispensa!), e criar uma "cocotte" diferente. A receita é uma adaptação de uma do livro da Nigella (Nigella Express) com uma da Rita Lobo (do livro Panelinha).

Tigelinhas de ovos (Cocottes) - 2 porções

Manteiga para untar os ramekins
2 ovos
Sal e pimenta do reino
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
Azeite de oliva (para regar)

Preaqueça o forno (190°C).
Coloque água para ferver.
Unte com manteiga 2 ramekins (ou tigelinhas refratárias) com capacidade de 125ml cada uma. Coloque dentro de uma assadeira.
Adicione ingredientes a gosto: presunto (ou peito de peru) picado, cogumelos fatiados, ervas, fatias de coração de alcachofra, alho poró refogado e fatiado), queijo picado ou ralado...
Quebre um ovo em cada ramekin, salpique sal e pimenta a gosto, 1 colher (sopa) de creme de leite e um fio de azeite.
Ponha a água fervente na assadeira até a metade dos ramekins.
Asse por 15 minutos e sirva imediatamente.

Dica: Acompanhe com um pão quentinho ou torrado!

3 comentários:

  1. Eu tambem estou detestando esse frio aqui, minhas mãos congelam,a té digitar fica dificil ... Gostei muito dessa receita ...

    abraço

    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sigo seu blog,adoro as receitinhas daqui,e tudo é muito bem feito e lindo.
    Se tiver pressa asse no micro por uns 20 à 25 seg (fure a gema com palito)da certo também.À não ser que queira aproveitar o calor do forno convencional p se aquecer.Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mônica! Concordo com tudo que você disse sobre o frio. Também sou assim. Esta receita parece ótima e vai me ajudar a mudar o cardápio que nos aquece nas noites de frio aqui em casa. Um abraço, obrigada.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.