Páginas

Panquequinhas de espinafre da Rita Lobo


Sempre gostei das receitas, dos livros e da forma de escrever da Rita Lobo! Mas neste último livro  ("Panelinha - receitas que funcionam") ela conseguiu se superar!!! O livro (que não é pequeno!) reúne a melhor parte dos 10 anos do site Panelinha, ainda com dicas dos leitores.
A receita das panquequinhas foi a primeira que eu testei... Antes que eu tivesse tempo de postá-la, já fiz mais três receitas. Todas MUITO boas, simples, rápidas e bem explicadinhas!

2 xícaras de folhas de espinafre
1 ½ xic. de leite
1 ovo
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 xícara de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de açúcar
1 pitada de noz moscada
Sal e pimenta do reino a gosto
Manteiga para untar a frigideira

Coloque as folhas de espinafre em uma panela e leve ao fogo baixo. Tampe e cozinhe até as folhas ficarem murchas. Mexa de vez em quando, para não queimar. Transfira para uma peneira e aperte com a colher de pau para extrair o excesso de água.
No liquidificador, bata as folhas de espinafre com o leite até formar uma mistura lisa. Junte o ovo, a manteiga derretida, a farinha e tempere com uma pitadinha de açúcar, outra de noz moscada, sal e pimenta do reino.
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio e unte com um pouco de manteiga. Quando aquecer, coloque colheradas da massa, formando 2 ou 3 panquecas, com cerca de 5cm cada. Quando estiver dourada por baixo (verifique com uma espátula), vire e deixe dourar do outro lado. Transfira para uma travessa.
Repita o procedimento com o restante da massa, untando a frigideira com manteiga sempre que necessário.

Dica: Servi com creme de ricota e tirinhas de peito de peru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.