Páginas

Centro histórico de São Luís - O abandono





O lado triste do passeio ao Centro Histórico de São Luís: o abandono do que é tombado como patrimônio cultural da humanidade... Assim como esses sobradões que fotografei, vi muitos outros literalmente "caindo" aos pedaços!
Me pergunto quem é responsável por preservar, e o que está realmente sendo preservado...

4 comentários:

  1. Ficom muito desanimada ao ver fotos como estas.
    O Brasil não precisa de tsunamis, terremotos, vazamentos de usinas atômicas. O Brasil já tem os políticos.

    Abraços,

    Eneida

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente é isso que querem! Que caia!
    Ou botam fogo na madrugada!!! :(
    Isso é uma terra de ninguém!
    A história não é respeitada!

    ResponderExcluir
  3. passei minha infancia correndo brincando nessas dunas vendo esses casarões historicos se degradando pouco a pouco ...mesmo tendo tda familia de um ex presidente morando lá...hj moro em cpo lpo pta sp ha 30 anos sempre q posso vou a passeio tenho familia lá...amo aquela cidade

    ResponderExcluir
  4. Arquiteta Evelyn Moreira13/4/12 1:42 PM

    O IPHAN é quem é responsável por esses patrimônios, mais segundo fontes não há disponibilidade de verbas para reconstrução, sem falar que algumas construções não são importantes para eles e simplesmente deixam à degradação do tempo. Assim, os que desabarem não precisam ser recosntruídos e uma nova área é "liberada". Alguns compram essas áreaa e reformam como um meio de preservar a história, mas a política do IPHAN é extremamente rígida, pois tudo tem q ser estudado nos mínioms detalhes e esses parâmetros entram naquela lista imensa de espera para análises. Qualquer modificação tem que ser pedida e analisada, até uma simples pintura de fachada! Infelizmente, nosso prefeito ou governador em exercíco, agora não sei bem quem, pode simplesmente destombar qq área tombada, desde que esteja precisando e simplesmente demolir. Aqui no RJ com a transcarioca, vários patrimônios foram destombados para que essas vias fossem construídas. Nosso Brasil é assim, uma tristeza!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.