Páginas

Macarrão com molho cremoso de berinjela


Essa receita foi publicada na revista "Casa e Comida" numa matéria do Jamie Oliver, falando de receitas que as filhas dele gostam muito. Quando vi essa com berinjela, resolvi fazer um teste com a minha filha, que não "tolera" berinjela... Deu super certo! Ela achou o molho delicioso e nem desconfiou (e ela não tem mais 8 anos!!)...
Falando na revista "Casa e Comida", tenho encontrado além de receitas bem interessantes, dicas ótimas para enfeitar uma mesa, bolar um cardápio diferente para receber amigos... Recomendo!!

1 berinjela (descascada)
4 dentes de alho descascados e fatiados bem fininho
2 filés de anchova
400g de massa (ele recomenda linguine ou espaguete)
1 punhado de manjericão
400g de tomates pelados (em lata) cortados em pedaços
1 colher de aceto balsâmico
1 pedaço de manteiga
Queijo parmesão ralado
Azeite de oliva

Corte a berinjela em 4 pedaços no sentido do comprimento: se ela estiver fresca e firme, ótimo; se ela estiver fofa, remova as sementes. Corte, então os quartos de berinjela em pedaços de 1 cm e coloque-os em uma frigideira grande, com um pouco de azeite. Frite-os em fogo médio por 4 a 5 minutos, até que comecem a dourar. Adicione o alho e os filés de anchova.
Coloque uma panela grande com água e sal no fogo para cozinhar a massa. Assim que ferver, cozinhe o macarrão conforme o tempo especificado na embalagem. A massa deve ficar al dente.
Enquanto isso, separe as folhas de manjericão dos talos. Reserve algumas para guarnecer e pique as outras grosseiramente.
Adicione o tomate à berinjela com o suco da lata. Mexa e esmague os pedaços de tomate com a colher. Tempere à gosto e adicione o aceto balsâmico, a manteiga e as folhas de manjericão picadas.
Coloque tudo no processador (ou liquidificador) e bata até obter um creme macio. Prove e adicione mais tempero se necessário.
Volte o molho à frigideira e reserve.
Escorra o macarrão, reservando um pouco da água do cozimento. Acrescente a massa à frigideira com o molho e mexa, adicionando um pouco de água do cozimento, se necessário.
Despeje a massa com molho em uma travessa, salpique-a com as folhas de manjericão reservadas e o queijo parmesão.
Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.