Páginas

Frango com molho de pimentão e cebola


Encontrei essa receita no livro "Olives & Oranges" (receitas típicas da região do Mediterrâneo).
A receita tem um modo de preparo bem elaborado, mas como eu dispunha de pouco tempo, resolvi improvisar usando tomates pelados em lata e um vidrinho pequeno de pimentões assados (ingredientes que eu tinha no armário). Cozinhei por menos tempo do que a receita indicava e o toque final ficou por conta de um ramo de alecrim fresco, tirado do meu vasinho na varanda!!!
Receita ótima e rápida!

4 pimentões vermelhos
4 tomates
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande cortada em tiras finas
Sal
4 dentes de alho espremidos
½ xícara de água
8 pedaços de frango (usei coxas e sobrecoxas)
Pimenta do reino moída na hora
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (chá) de alecrim fresco picado

Retire a pele dos pimentões colocando-os sobre a chama do fogão e em seguida em uma tigela. Sele a tigela com filme plástico e reserve.
Enquanto isso coloque água com sal em uma panela e leve ao fogo até ferver.
Encha uma tigela com gelo e água. Coloque os tomates na água fervente por 45 segundos, transfira para a tigela com água e gelo e retire em seguida.
Retire a pele e as sementes dos tomates e pique em pedaços. Reserve.
Retire a pele dos pimentões, as sementes e as partes brancas no interior. Corte em tiras, transfira para uma tigela e reserve.
Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite de oliva em uma panela de fundo grosso, junte a cebola e um pouco de sal. Refogue, mexendo frequentemente, até a cebola estar macia (cerca de 5 minutos).
Adicione 2 dentes de alho espremidos e cozinhe por mais 2 minutos. Junte os pimentões (com seu líquido) e ½ xícara de água. Reduza o fogo, cubra e cozinhe por 40 minutos.
Adicione os tomates e cozinhe (sem tampar) até o molho engrossar (cerca de 1 hora).
Aqueça o forno (230°C).
Tempere o frango com sal e pimenta. Aqueça o azeite restante e a manteiga em uma frigideira grande em fogo médio até a manteiga derreter. Junte o frango e refogue até estar dourado dos 2 lados (cerca de 10 minutos).
Coloque o frango em uma travessa refratária com 2 dentes de alho e o alecrim picado. Leve ao forno até o frango estar cozido (cerca de 20 minutos).
Sirva quente acompanhado do molho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.