Páginas

Anchova recheada com erva doce


Domingo pela manhã, fazendo compras na feira, resolvemos (de última hora) fazer uma anchova para o almoço, depois de ver "lindos exemplares" expostos. Como não tínhamos planejado nada, adaptamos a ideia do recheio baseados em mais ou menos, 3 receitas! E o que havia na geladeira... Até que a invenção ficou bem interessante!

1 anchova com aproximadamente 1kg
1 1/2 xíc. de migalhas de pão amanhecido
2 colh. (sopa) de leite
1 colher (sopa) de tomilho fresco
1 bulbo de erva doce
1 colher (sopa) de suco de limão
1/4 colher (chá) de louro em pó (ou 1 folha de louro seco)
2 colheres (sopa) de sambuca (ou outro aguardente de anis)
1 cebola roxa
1 xíc. de vinho branco seco (usei 1 1/2 xíc.)
Azeite de oliva

O peixe deve estar limpo e aberto pela barriga. Lavar e secar com papel absorvente. Colocar em uma assadeira ou refratário untando com azeite. Temperar com sal e pimenta do reino.
Prepare o recheio: passe o pão pelo processador (usei 1 1/2 pães franceses). Coloque em uma tigela média e acrescente o leite. Misturar bem. Junte o tomilho, metade da erva-doce picada em tirinhas finas, o suco de limão e a sambuca. Misturar e rechear o peixe. Amarrar com barbante culinário.
Pique a cebola roxa e coloque em tiras na assadeira (ao redor, embaixo e sobre o peixe). Junte o restante da erva-doce cortada em pedaços e recheio (que tenha sobrado).
Regue com azeite de oliva e vinho branco. Leve ao forno aquecido (190°C) por 25 a 30 minutos. Durante o cozimento, regue com o caldo que se formou na assadeira. Caso fique seco, regue com vinho branco. Se começar a dourar muito, cubra com papel alumínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.