Páginas

Muffins de abacaxi (Upside Down)

Outro dia comprei um abacaxi que não estava lá essas coisas... Cozinhei com um pouco de açúcar e água e fui procurar uma receita para usá-lo. Achei no livro "The Ultimante Muffim Book". Esses muffins não podem ser feitos em forminhas de papel e tive um certo receio de que eles grudassem no fundo das minhas formas antiaderentes para muffins! Acabei fazendo nos ramekins e eles ficaram com cara de muffins tamanho "jumbo"... Mas ficaram ótimos!

3 colh. (sopa) de açúcar mascavo
100g de manteiga sem sal derretida e em temperatura ambiente
Aproximadamente 250g de abacaxi em calda
2 xícaras+2 colh. (sopa) de farinha de trigo
1/2 xíc. de açúcar
2 colh. (chá) de fermento em pó
1 colh. (chá) de bicabornato de sódio
1/2 colh. (chá) de sal
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
3/4 xíc. de butter milk (usei 1/2 xíc. de iogurte natural misturado com 1/4 xíc. de leite)
1/4 colh. (chá) de essência de amêndoa

Pré-aqueça o forno. Unte bem 12 forminhas para muffim.
Em uma tigela pequena, misture o açúcar mascavo e 2 colheres de sopa da manteiga derretida. Divida essa mistura nas 12 forminhas untadas. Coloque alguns pedaços de abacaxi picado sobre essa mistura no fundo das forminhas. Reserve.
Misture a farinha, açúcar, fermento, bicabornato e sal em uma tigela. Reserve.
Em uma tigela grande, bata os ovos até espumarem. Acrescente o butter milk, a essência de amêndoa, o restante da manteiga derretida e o restante do abacaxi picado e drenado. Junte a msitura de farinha e misture com uma colher de pau até que os ingredientes estejam incorporados.
Coloque a massa nas forminhas preparadas, enchendo até 3/4 da capacidade. Tome cuidado para não deslocar o fundo preparado com abacaxi e açúcar mascavo.
Asse por 20 a 25 minutos, ou até que os muffins estejam levemente dourados e com o topo arredondado. Faça o teste do palito.
Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade por 15 minutos. Cuidadosamente, solte as laterais de cada muffim para desenformá-los. Caso algum pedaçod e cobertura fique no fundo das forminhas, retire com o auxílio de uma colher e recoloque no topo do muffim, pressionando levemente.
Espere esfriar completamente antes de servir.

Observação: Usei ramekins com 8cm de diâmetro e obtive 6 "jumbo" muffins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.