Páginas

Atum com tomates e cebola


Depois de uma longa temporada esquecido na estante, redescobri o livro "Piripiri Starfish" da Tessa Kiros... Como em outros livros da autora, as receitas são bem explicadas e não tive dificuldade em encontrar os ingredientes. Mas considero um dos pontos altos as fotos: tanto as das receitas, quanto as fotos do lugar, no caso, Portugal! Já aproveitei e marquei outras receitas para testar... Me aguardem!

Atum com tomates e cebola

5 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho, picados ou espremidos
1 lata de tomates pelados, picados
2 cebolas cortadas em tiras finas
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco (usei um pouco menos)
2 filés de atum (usei 400~500g)
farinha de rosca
salsa picada

Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite de oliva em uma panela, junte o alho e refogue até que comece a sentir o aroma do alho. Junte o tomate e tempere com sal e pimenta. Cozinhe por 5 a 10 minutos e acrescente um pouco de água (até 3 colheres de sopa) se estiver ficando muito espesso. Retire do fogo e reserve.
Aqueça o restante do azeite em uma frigideira e refogue as cebolas em fogo médio. Tempere e cozinhe até que estejam macias e douradas. Mexa ocasionalmente com uma colher de pau para não queimar. Junte o vinagre e cozinhe até que tenha sido absorvido.
Junte as cebolas ao refogado de tomates, drenando o azeite que ficou na frigideira.
Seque o atum com papel absorvente. Coloque a farinha de rosca em um prato fundo e empane o peixe, dos 2 lados.
Acrescente um pouco mais de azeite à frigideira onde refogou as cebolas e volte ao fogo. Quando estiver aquecido, junte o atum e frite até que a crosta esteja dourada dos 2 lados. Salpique com um pouco de sal.
Coloque o atum sobre o refogado de cebola e tomate e polvilhe salsa picada.
Sugestão: Sirva com batatas cozidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.