Páginas

Almoço de domingo - Lasanha de funghi

Se tem uma refeição que é bem planejada, aguardada e extremamente "curtida" em casa, essa é o almoço de domingo! Confesso que durante a semana (incluindo sábado, porque é dia de trabalho prá mim!), penso no almoço como algo que tem que ser rápido. Deixo uma salada lavada, um filé de peixe ou frango descongelando (para ser grelhado), um legume pré cozido, e assim mesmo acabo almoçando tarde e correndo!
Mas domingo é um dia para fazer um ALMOÇO bem gostoso! Muitas vezes o menu já está escolhido dias antes (em função de uma determinada receita, ou de um ingrediente especial). A listinha de compras já está a postos, com os ingredientes necessários e que não tenho em casa. Sábado no final da tarde é hora de preparar a sobremesa, caso ela necessite de algumas horas de geladeira.
Domingo pela manhã, depois daquele café tranquilo, com tudo que se tem direito, é hora de ir à feira! ADORO fazer a feira de domingo, perto de casa! Já fazem quase 20 anos que moramos no bairro e frequentamos essa feira! Ao voltar prá casa, depois de guardar todas as frutas e verduras... Hora de começar a preparar o tão esperado ALMOÇO!!! Desde que reformei o apartamento e juntamos a sala com a cozinha, cozinhar ficou muito mais gostoso. Se tornou uma atividade em família! Mesmo quem não está "com a mão na massa", ou na comida, está de alguma forma participando do preparo da refeição!
Posso garantir, que muitas vezes o prato ou receita nem é tão especial (ou diferente!), mas se torna um momento diferenciado, por ser partilhado com a família ou amigos!
Abaixo vocês conferem um destes momentos (ou, uma receita que proporcionou este momento!).


Lasanha de funghi (receita adaptada do site casa.com.br)

Molho de funghi:
30g de funghi seco
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
3/4 xícara de vinho branco seco
1 a 1 1/2 xícara de creme de leite fresco
sal e pimenta do reino moída na hora
noz moscada moída na hora

Recheio:
200 a 250g de ricota
1/2 xícara de nozes picadas
1 raminho de alecrim fresco picado
1 raminho de tomilho fresco picado
salsa fresca picada a gosto
sal e pimenta do reino moída na hora

Massa:
1/2 pacote de massa pré cozida para lasanha

Para finalizar:
1/2 xícara de queijo parmesão ralado

Para o molho coloque o funghi em uma tigela e cubra com água quente para hidratar, por 30 minutos.
Coe e reserve o líquido. Corte em pedaços pequenos e reserve.
Refogue a cebola com a manteiga até ficar transparente. Junte a farinha e mexa bem. Acrescente o vinho e mexa para não empelotar. Acrescente 1 a 1 1/2 xícara do líquido reservado do molho do funghi, o creme de leite, o sal e a pimenta. Cozinhe até engrossar. Reserve.
Dica: o creme de leite e a água do molho do funghi devem totalizar 2 1/2 xícaras.
Para o recheio amasse a ricota em uma tigela até ficar toda esfarelada. Acrescente as nozes, o alecrim, o tomilho, a salsa e tempere com sal e pimenta. Reserve.
Para montar a lasanha coloque um pouco de molho em uma travessa refratária retangular e cubra com tiras de massa. Coloque uma camada de ricota e cubra com massa. Coloque uma camada de molho e assim até terminarem os ingredientes.
Termine com uma camada de molho, polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno médio (180°C - 200°C) por 40 minutos.
Sirva em seguida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.