Páginas

Pissaladière (Pizza com anchova, cebola e azeitona preta)


Essa receita é uma adaptação de um prato típico da região da Provença, no sul da França. Encontrei a receita num pequeno livro de receitas para serem feitas na máquina de fazer pão (200 Bread recipes - Joanna Farrow).
Na verdade, a máquina só vai misturar e sovar a massa, que é aberta em uma superfície enfarinhada e montada em uma forma de pizza. Depois de coberta com os ingredientes, é levada ao forno convencional. Ou seja, nada impede que você utilize qualquer receita de massa para pizza de sua preferência e cubra com os ingredientes típicos da "Pissaladière".

Massa:
1 ovo grande, batido
1 colher (sopa) de azeite de oliva
½ colher (chá) de sal
250g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de fermento biológico instantâneo

Cobertura:
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
625g de cebola, cortada em tiras
2 colheres (sopa) de tomilho fresco
Filés de anchova, em óleo
Azeitonas pretas
Sal e pimenta do reino
Ramos de tomilho, para enfeitar

Retire a forma da máquina de pão.
Coloque o ovo em uma jarra medidora e complete com água até obter 150ml. Transfira para a forma e junte os outros ingredientes de acordo com as instruções do fabricante (ou na ordem indicada acima). Coloque a forma na máquina e feche a tampa.
Selecione o programa para Massa. Cheque após 5 minutos de funcionamente e acrescente 1 colher (sopa) de água se estiver muito seco.
Prepare a cobertura aquecendo 2 colh. (sopa) de azeite em uma frigideira funda e refogue as cebolas por 20 minutos, mexendo frequentemente. Junte o tomilho e tempere a gosto.
Ao final do programa da máquina, despeje a massa em uma superfície enfarinhada. Abra com auxílio de um rolo formando um círculo de aproximadamente 30cm de diâmetro.
Coloque em uma assadeira untada e deixe descansar por 10 minutos.
Asse em forno pré aquecido (220°C) por 5 minutos. Cubra com a mistura de cebolas em uma só camada. Drene as anchovas e coloque sobre as cebolas formando uma grade diagonal. Coloque as azeitonas nos espaços formados pela anchova e regue com azeite de oliva.
Retorne ao forno por 10 a 15 minutos, ou até ficar dourada. Sirva quente, guarnecida com folhas de tomilho fresco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.