Páginas

Papoutsakia (berinjela recheada)


Receita do livro (maravilhoso!) "Food from many greek kitchens" da Tessa Kiros. O livro (e as receitas!) encantam à primeira folheada...

Papoutsakia (berinjela recheada)

4 berinjelas compridas (com umas 250g cada)
125ml (1/2 xícara) de azeite de oliva
1 cebola roxa, picada
400g de carne moída
2 dentes de alho, picados
125ml (1/2 xícara) de vinho tinto
2 latas de tomates pelados, picados
4 colheres (sopa) de salsa picada

Molho bechamel:
40g de manteiga
40g de farinha de trigo
300ml de leite, aquecido
1 pitada de noz moscada
3 colheres (sopa) de queijo de cabra ralado

Corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento. Polvilhe sal nos lados cortados e deixe virados por uns 15 minutos para soltar água.
Coloque um pouco de azeite em uma frigideira e quando estiver quente, coloque as metades de berinjela. Refogue até que doure e fiquem macias. Coloque em uma travessa e repita a operação com o restante das berinjelas.
Assim que as berinjelas esfriarem, retire o miolo com o auxílio de uma colher, deixando uma camada de 6 a 8mm junto à casca. Pique o miolo das berinjelas em pedaços e reserve.
Limpe a frigideira com papel absorvente. Junte 3 colheres (sopa) de azeite de oliva e refogue a cebola e o alho até que dourem. Junte a carne moída e refogue até que esteja cozida. Junte o vinho e cozinhe por 1 ou 2 minutos. Junte 1 das latas de tomates pelados (picados), a salsa picada e tempere com sal e pimenta. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, por uns 20 minutos ou até que o molho engrosse. Acrescente o miolo da berinjela picado e cozinhe por uns 10-12 minutos, ou até que o líquido da panela seque.
Preaqueça o forno (180°C).
Para o molho bechamel, derreta a manteiga em uma panela em fogo baixo. Junte a farinha, misture, e acrescente o leite gradativamente, para não empelotar. Junte a noz moscada e tempere com sal e pimenta. Mexa até que engrosse.
Coloque a outra lata de tomates pelados (picados) em uma travessa refratária com uns 25 x 35cm e tempere com um pouco de sal.
Coloque as metades de berinjela sobre a camada de tomates e preencha com a mistura de carne moída. Cubra com o molho bechamel e polvilhe com o queijo ralado. despeje 1/2 xícara de água na travessa e leve ao forno por uns 30 minutos ou até que estejam douradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.