Páginas

Bolo de ruibarbo (Rhabarberkuchen)

Estive na Casa Santa Luzia e não resisti a uma bandeja de talos de ruibarbo... Pena que sejam tão difíceis de se achar (e tão caros...!). Já tentei plantar (comprei sementes do Rio Grande do Sul e nenhuma muda vingou). Agora estou cuidando de uma mudinha que a Alice trouxe da Noruega, mas a coitadinha sofre horrores toda vez que fica muito quente...Ainda mora num vasinho bem pequeno e toda vez que nasce uma folhinha nova, uma das mais antiguinhas morre... Mas vamos indo com o "processo de climatização"...Quem sabe a mudinha ainda não vai virar uma linda touceira!!!
A receita que fiz desta vez com o querido ruibarbo comprado foi uma de um livro alemão: "Das Kochbuch aus Schwaben". Segui uma sugestão lida no blog "Come-se" e como só tinha metade da quantidade de ruibarbo que a receita pedia, completei o restante com maçãs picadas.

Bolo de Ruibarbo
600g de ruibarbo cortado em pedaços de 2cm (usei 300g e mais 300g de maçãs picadas)
150g de manteiga em temperatura ambiente
300g de açúcar
220g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 ovos, ligeiramente batidos
suco de 1 limão (usei siciliano)
raspas de 1 limão
4 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de canela em pó
açúcar de confeiteiro (para polvilhar - opcional)

Bata a manteiga com 150g de açúcar até a mistura ficar leve e fofa. Adicione, mexendo, a farinha de trigo, o fermento e uma pitada de sal, alternando com os ovos.
Acrescente a casca e o suco do limão e o leite. Coloque a massa em uma forma redonda (25cm de diâmetro) com fundo removível, untada e enfarinhada. Alise a superfície.
Em uma tigela misture o ruibarbo (e a maçã, se utilizar) com a canela e o açúcar restante. Espalhe sobre a massa na assadeira.
Asse em forno pré aquecido (190°C), por 40 a 45 minutos. O ruibarbo deve estar macio e o bolo estar se soltando das laterais da forma.
Espere o bolo esfriar completamente na forma antes de desenformar. Polvilhe a superfície com açúcar de confeiteiro (opcional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.