Para essa receita, resolvi experimentar uma pimenta desidratada tailandesa, que comprei por causa da latinha (super fofinha!)... Como tenho um respeito enorme (pra não dizer "medo"...) por pimentas, coloquei bem menos do que a receita pedia. E ainda assim a danada era bem forte!! Mas o risoto ficou ótimo!
Me inspirei numa receita do Jamie Oliver, do livro "A Itália de Jamie".
Para o risoto:
1 litro de caldo de vegetais ou de galinha
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola grande descascada e bem picada
1 a 2 talos de salsão bem picados
2 xícaras de arroz arbório
2 xícaras de vinho branco seco
Sal e pimenta do reino moída na hora
Para o funcho (erva-doce):
½ colher (chá) de sementes de erva-doce (funcho)
Azeite de oliva
2 dentes de alho descascados e fatiados finamente
2 bulbos de erva-doce (funcho) fatiados finamente (reserve as folhas)
Sal marinho
1 pimenta vermelha (chilli) pequena seca (usei bem menos!)
4 colheres (sopa) de ricota esfarelada (ou queijo de cabra fresco)
Raspas e suco de 1 limão siciliano
Queijo parmesão ralado
Manteiga
Soque as sementes de erva-doce em um pilão até virarem pó. Em uma panela grande coloque um pouco de azeite e frite o alho até que fique macio. Junte as sementes esmigalhadas de erva-doce e o bulbo de erva-doce fatiado. Acrescente 1 pitada de sal e abaixe o fogo. Cozinhe por 20 minutos ou até que a erva-doce esteja macia.
Em outra panela aqueça o caldo.
Na panela em que será feito o risoto aqueça o azeite e a manteiga. Adicione a cebola, o alho e o salsão. Cozinhe por alguns minutos, sem deixar dourar. Acrescente o arroz e mexa bem com uma colher, até que ele comece a ficar translúcido. Junte o vinho, sem parar de mexer. Quando o vinho for absorvido comece a acrescentar o caldo, uma concha por vez, e 1 pitada de sal. Abaixe o fogo.
Continue adicionando conchas de caldo e mexendo ocasionalmente. Espere que cada concha de caldo seja absorvida antes de despejar a próxima. Isso leva uns 15-20 minutos.
Antes do final do cozimento acrescente a erva-doce refogada. Continue a cozinhar até que o arroz esteja cozido, mas ainda al dente.
Soque a pimenta seca até obter um pó fino.
Retire a panela do fogo e adicione manteiga, parmesão, ricota esfarelada e raspas de limão. Confira o tempero e ajuste com um pouco de suco de limão.
Retire a panela do fogo e adicione manteiga, parmesão, ricota esfarelada e raspas de limão. Confira o tempero e ajuste com um pouco de suco de limão.
Ao servir enfeite com as folhas de funcho reservadas e polvilhe com a pimenta vermelha moída.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.