Bobó de camarão


Ganhei um belo azeite de dendê diretamente vindo de Salvador... Pensando em o que fazer o que ele, veio a sugestão da filhota de fazer bobó de camarão e voilà!
Depois de pesquisar algumas receitas, me inspirei na receita da Rita Lobo, do site "Panelinha".
Como o pessoal aqui de casa não é muito de coentro e pimenta, usamos bem pouco esses ingredientes... Menos condimentado mas muito bom!!

500 g de camarão médio limpo
800g de mandioca
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola
1 pimentão vermelho
3 tomates pelados e sem sementes
200 ml de leite de coco
3 colheres (sopa) de azeite de dendê
Sal e pimenta dedo de moça a gosto (usei metade de uma pequena)
2 colheres (sopa) de coentro fresco

Pique os dentes de alho, a cebola, o coentro e a pimenta dedo de moça. Corte o pimentão ao meio no sentido do comprimento, retire as sementes e corte em cubinhos.
Descasque a mandioca e corte em pedaços grandes. Coloque em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar até que a mandioca fique macia.
Numa frigideira, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio. Quando esquentar, acrescente o alho e refogue até dourar. Aumente o fogo, adicione os camarões e refogue por 3 minutos. Reserve.
Em outra panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola e o pimentão. Refogue por cerca de 5 minutos. Junte o tomate e cozinhe por mais uns 2 minutos. Reserve.
No processador, bata a mandioca ainda quente, o leite de coco, o azeite de dendê e parte do refogado de cebola com pimentão até obter um creme homogêneo. Se ficar muito grosso, acrescente o líquido que se ficou na frigideira do camarão.
Na frigideira onde refogou o camarão coloque o creme de mandioca e o restante do refogado de cebola e pimentão e leve ao fogo. Quando ferver, tempere com sal e pimenta dedo de moça picada. Desligue o fogo e adicione o coentro. Misture bem e sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.