Páginas

Risoto de lula e abobrinha


Lulas são o ponto fraco do pessoal aqui em casa... Quando fui à feira e dei de cara com aquelas lindas lulas expostas, fresquinhas, não pude resistir: comprei o suficiente não só para esse risoto, como congelei algumas pensando numa próxima receita a testar. Esta receita é da revista Claudia Cozinha e estava aqui aguardando uma ocasião para ser degustada...

1/4 xíc. de azeite (dividido)
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
2 abobrinhas pequenas, cortadas ao meio pelo comprimento e em fatias
400g de lula limpa, cortada em anéis
1 1/2 xíc. de arroz do tipo arbório
1/2 xíc. de vinho branco seco
8 xíc. de caldo de peixe fervente
2 colh. (sopa) de salsinha picada
1 pitada de pimenta calabresa em flocos
Sal a gosto

Em uma frigideira com metade do azeite, refogue em fogo médio a cebola e o alho, mexendo às vezes, até a cebola ficar macia. Junte a abobrinha e cozinhe por mais dois minutos. Adicione a lula e refogue por mais 2 minutos ou até a lula ficar macia. Reserve em uma tigela. 
Em uma panela de fundo grosso, aqueça o azeite restante e frite o arroz por um minuto. Regue com o vinho e deixe evaporar. Cubra o arroz com um pouco do caldo e cozinhe, mexendo sempre, até evaporar. Acrescente o caldo restante conforme for secando e cozinhe por 15 minutos ou até os grãos ficarem al dente. Adicione o refogado de abobrinha, mexendo sempre, e deixe aquecer. Junte a salsinha e a pimenta. Tempere com sal.
Deixe descansar, tampado, por um minuto e sirva. Rende 6 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.