Bolo de banana com muitas variações!


Vive acontecendo comigo: resolvo fazer uma receita para aproveitar aquelas bananas que estão prá lá de maduras, e descubro que faltam outros ingredientes... A idéia da Dorie Greenspan nessa receita, foi resolver exatamente esse problema. No lugar do leite de coco, você pode usar iogurte natural, creme azedo, leite...) e no lugar do coco ralado ela indica outras opções. Ou seja: algum dos ingredientes você vai ter em casa! E quem sabe ainda não vai aproveitar e usar outra sobra (como aqueles poucos damascos secos que achei no fundo da geladeira!)

2 2/3xic. de farinha de trigo
1 1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de noz moscada ralada na hora
1 1/2 tabletes de margarina sem sal em temperatura ambiente (3/4 xic.)
1 xic. de açúcar mascavo, bem apertado na medida (ou açúcar)
3/4 xic. de açúcar
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
2 colh. (sopa) de rum escuro
4 bananas maduras amassadas (1 1/2 a 1 3/4 xic.)
1/2 xic. de leite de coco (ou leite integral, buttermilk, creme azedo ou iogurte natural integral)
1 xic. de coco ralado (de preferência tostado) ou a mesma quantidade de frutas secas como passas, damasco seco picado, cranberries, blueberries ou cerejas cortadas ao meio, ou ainda uma combinação de coco e frutas secas

Aqueça o forno (180°C). Unte e enfarinhe uma forma redonda com aproximadamente 24cm de diâmetro (usei uma com furo central).
Misture a farinha, bicarbonato, sal e noz moscada juntos.
Na batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa. Adicione os 2 tipos de açúcar e bata em velocidade média por alguns minutos. Junte os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Acrescente a baunilha e o rum.
Diminua a velocidade e adicione as bananas. Junte os ingredientes secos e o leite de coco, alternando-os. Junte a mistura de farinha em 3 adições e o leite em 2 (comece e termine com os ingredientes secos). Bata até que a massa esteja homogênea.
Misture o coco ralado com o auxílio de uma espátula. Coloque a massa na forma preparada.
Leve ao forno por 45 minutos ou até que esteja dourado (faça o teste do palito). Deixe esfriar sobre uma grade por 5 minutos, antes de desenformar.

Notas: Testei uma vez usando iogurte natural (1/2 xic.) e cerejas em calda picadas (1/2 xic.) e em outra ocasião usando leite de coco (1/2 xic.), coco ralado (1/2 xic.) e damasco seco picado (1/2 xic.).

Um comentário:

  1. Olá Mônica!
    Que 2010 te traga muita saúde e sucesso.
    Adorei esta receita do bolo de banana,hoje mesmo farei esta delícia.
    Beijos
    Rose

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.