Sorvete de Lavanda

Verão, verão, verão...Calor, calor, muito, muito CALOR!!! Sorvete...sorvete e mais sorvete!
Minha máquina de sorvete já sentiu que vai trabalhar bastante nos próximos meses. Só este sorvete de lavanda já fiz 2 vezes. Na primeira tentativa resolvi fazer só metade da receita para testar...E se não ficar bom? Tenho feito uma economia danada com minhas flores de lavanda... Elas só entram em receitas que "merecem"...! E essa mereceu repeteco, e com a quantidade total da receita (mas acabou rápido do mesmo jeito). Ficou uma delícia!
A receita é do livro "The Ultimate Ice Cream Book".

Sorvete de Lavanda

3 xic. de creme de leite
2 colh. (sopa) de flores de lavanda secas
3/4 xic. de açúcar
4 gemas de ovo
2 colh. (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de água de rosas

Misture o creme de leite e as flores de lavanda em uma panela. Leve ao fogo até começar a ferver. Retire do fogo. Cubra e deixe descansar por 15 minutos no mínimo.
Em uma tigela média, bata o açúcar com as gemas até ficar espesso e claro. Acrescente a farinha, misture e reserve.
Coe o creme para remover as flores de lavanda. Lentamente acrescente o creme às gemas batidas, misturando. Volte a mistura à panela e leve ao fogo baixo, mexendo constantemente com um fouet ou colher de pau, até que engrosse levemente. Cuidado para que não ferva (os ovos podem talhar). Retire do fogo e passe por uma peneira para uma tigela limpa. Deixe esfriar completamente. Acrescente a água de rosas. Cubra e refrigere até estar frio (ou de um dia para outro).
Coloque na sorveteira seguindo as instruções do manual. Quando estiver pronto deve estar macio, mas pronto para ser consumido. Para que fique mais firme, leve ao freezer por pelo menos 2 horas.
Nota: Para dar uma cor mais "interessante" juntei corante alimentício roxo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.