Páginas

Pannacotta de figo

Adoro figos (frescos ou secos) e qualquer receita com eles chama minha atenção... O nome desta receita originalmente é "Péché mignon de panna cotta aux deux figues" e ela está no livro "Panna Cotta", de Stéphanie Bulteau.
300ml de creme de leite fresco
150ml de leite
120g de figos secos
6 colh. (sopa) de maple syrup
16g de farinha de amêndoa
2 folhas de gelatina
Para os figos assados:
4 figos frescos
200ml de moscatel ou vinho branco licoroso
1 pitada de noz moscada ralada

Panna cotta: Amoleça as folhas de gelatina em uma tigela com água fria. Reserve.
Abra os figos secos em 2 metades e raspe (com a ponta de uma faca) a parte interna. Em uma panela coloque o creme de leite para aquecer junto com o “miolo” dos figos, mexendo com uma colher , somente para desmanchar os grãos no creme. Quando começar a ferver, retire do fogo, cubra e deixe descansar por 10 minutos.
Junte o leite, reaqueça e retire do fogo. Acrescente a gelatina e misture até que ela tenha dissolvido. Junte a farinha de amêndoa e o maple syrup.
Molhe com água fria 4 tigelas individuais e divida o creme entre elas.
Leve ao refrigerador por 5 horas no mínimo.
Figos assados: Pré aqueça o forno (200°C). Lave e seque os figos frescos. Corte em 4 gomos,mas sem separar a base (lado maior do figo). Coloque em uma tigela refratária pequena, polvilhe noz moscada moída e cubra com o vinho. Leve ao forno por 20 minutos, acrescentando um pouco mais de vinho se necessário.
Retire do forno e reserve.
Reaqueça rapidamente antes de servir.
Desenforme a panna cotta em pequenos pratinhos e cubra com o figo assado, tendo cuidado para que ele não desmanche. Divida a calda entre as porções e sirva.
Nota: Achei que a calda de figo fresco podia ser um pouco mais doce. Acrescentaria um pouco de açúcar quando for assá-los!

Um comentário:

  1. Queria dizer que admiro muito seu trabalho, venho acompanhando pelo bloog, queria morar em SP para ter aula com vc, vou começar meu curso logo de pacth... gosto muito dos livros ,filmes, de tudo que indica ,vc ja virou referencia pra mim ,te acho muito inteligente me surpreendo sempre com suas idéias, um abraço !! valéria lainhp@hotmail.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.