Páginas

Salmão grelhado marinado com saquê

Receita testada pela Elenice.

Ingredientes
4 postas de salmão sem pele de 200 g cada
1 limão
Para a marinada:
½ dente de alho
2 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de saquê
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de gengibre picado ou em pó
sal

Preparo
1) Descasque e pique o alho bem fino
2) Prepare a marinada numa tigela grande, misturando cuidadosamente o shoyu, o saquê, o óleo, o açúcar, o gengibre, 1 colher (chá) de alho picado e 1 pitada de sal.
3) Coloque as postas de salmão num prato não-metálico; cubra-as de todos os lados com a marinada, tampe e deixe na geladeira por 1 hora.
4) Aqueça o forno. Coloque as postas de salmão numa travessa ou numa assadeira com revestimento antiaderente e deixe grelhar por 3 minutos de cada lado.
5) Sirva o salmão bem quente, com algumas rodelas de limão.

* O alho e o gengibre da marinada podem ser eventualmente suprimidos. Sirva esse prato acompanhado de arroz e uma salada de espinafre com sementes de gergelim.

Mônica, fiz algumas pequenas modificações na receita: não uso alho, uso pouquíssimo açúcar, não viro o salmão no forno e não deixo só 3 minutos. Deixo assando com o lado da pele (que foi retirada) para baixo até que fique cozido. É que não como peixe cru.
Cuidado com o sal se o seu shoyu for normal. Se for low salt pode usar um pouquinho de sal.

Receita do livro Larousse da Cozinha do Mundo – Ásia e Oceania

Um comentário:

  1. Olá, Monica!!!

    Descobrimos o teu blog às vésperas da semana santa e pusemos em prática esta receita considerando as mudanças sugeridas por Elenice. Não usamos alho, usamos frutose ao invés de açúcar e retiramos completamente o sal. Ao invés de assá-lo, fritamos com pouquíssimo azeite numa panela wok. O melhor de tudo foi o que fizemos com o caldinho do marinado: fritamos uma cebola e jogamos em cima. Meninas, que delícia! Ficou tudo perfeito!!! Muito obrigada!!! Beijinhos e boa Páscoa!!! eva e tati

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.